A cirurgia de varizes com Radiofrequência é indicada para as varizes calibrosas principalmente nas veias safenas e veias perfurantes, é realizada totalmente sob visão ecográfica, sem a necessidade de cortes e sem repouso. O procedimento cirúrgico é semelhante ao procedimento cirúrgico por laser endovenoso, que incluem cateterização venosa distal guiada por ultrassom, posicionamento da fibra alguns centímetros distal a junção safeno femoral, geralmente preservando a tributária mais superior.
Ao invés de retirar as veias de grande calibre como a safena, elas são desligadas do corpo e tratadas por um cateter, que transmite ondas de radiofrequência geradas por um eletrodo para fechar a veia.
A veia permanece no local, mas inativada, e separada da circulação. A grande vantagem é que a cirurgia é realizada sem cortes e o pós-operatório é muito mais simples com menos reações e retorno às atividades normais mais cedo, pois o tratamento é menos invasivo e menos agressivo do que o tratamento através da cirurgia convencional de retirada da veia safena. .
O procedimento é minimamente invasivo e não requer anestesia geral. Pode ser feito em procedimentos selecionados com anestesia local ou regional (raqui e/ou peridural).
Atualmente, o Laser Endovenoso é considerado o padrão ouro para o tratamento da insuficiência venosa superficial troncular dos membros inferiores nos Estados Unidos e Reino Unido, sendo recomendada como terapia de primeira escolha.
1. O que é o refluxo venoso superficial?
Refluxo venoso superficial é uma condição que se desenvolve quando as válvulas que normalmente mantém o retorno venoso tornam-se danificados ou doentes. Isso faz com que o sangue se acumule nas pernas. Os sintomas mais comuns de refluxo venoso superficial incluem dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e fadiga, bem como as varizes em suas pernas.
2. O que é procedimento de Radiofreqüência para tratamento de varizes?
É um tratamento minimamente invasivo para o refluxo venoso superficial. Um cateter fino é introduzido na veia através de punção ou de uma pequena incisão (abertura). O cateter proporciona energia de radiofreqüência para a parede da veia, fazendo com que o calor ocasione o seu colapso e fechamento.
3. Como é feito o tratamento para o refluxo venoso superficial?
Uma vez que as válvulas doentes não podem ser reparados, a única alternativa é redirecionar o fluxo sangüíneo através das veias saudáveis. Tradicionalmente, isto tem sido feito através da remoção cirúrgica (Safenectomia) da veia problemática de sua perna. O procedimento de radiofreqüência proporciona uma alternativa menos invasiva à cirurgia tradicional simplesmente fechando a veia com problema. Uma vez que a veia doente é fechada, outras veias saudáveis assumem a função de esvaziamento de sangue de suas pernas.
4. O que diferencia o tratamento de varizes por Radiofreqüência do tratamento convencional de retirada da Safena (Safenectomia)?
Durante um procedimento de Safenectomia, o cirurgião faz uma incisão (corte) na virilha e no tornozelo ou joelho e utilizando um intrumental cirurgico conhecido como fleboextrator puxa e retira a veia de sua perna.
No procedimento de Radiofreqüência, não há necessidade de cirurgia na virilha. Em vez disso, a veia permanece no local e é fechada através da utilização de um cateter especial inserido através de uma pequena punção e/ou microincisão. Isto pode eliminar os hematomas e dor, muitas vezes associada a safenectomia (geralmente resultante da ruptura de veias colaterais enquanto a veia safena é puxada).
5. O procedimento de Radiofreqüência é doloroso?
Você receberá uma anestesia local ou regional (raqui ou peridural) para anestesiar a área de tratamento.
6. Quando posso retornar às atividades normais?
Muitos pacientes podem retomar suas atividades normais mais rápidamente do que se tivesse sido submetido a cirurgia convencional. O tempo para o retorno depende também dos procedimentos realizados conjuntamente (retirada de ramos varicosos colaterais, veias perfurantes etc).
7. Quando vou sentir melhora dos meus sintomas?
A maioria dos pacientes relatam uma melhora notável em seus sintomas dentro de 1-2 semanas após o procedimento.
8. Existem riscos potenciais e/ou complicações associadas ao procedimento de Radiofreqüência?
Como acontece com qualquer intervenção médica, potenciais riscos e complicações também existem com o procedimento de radiofreqüência. Todos os pacientes devem consultar seus médicos para determinar as suas condições de apresentar quaisquer riscos específicos. Seu médico irá analisar as possíveis complicações do procedimento na consulta. Complicações potenciais podem incluir: a perfuração do vaso, trombose, embolia pulmonar, flebite, hematoma, infecção, parestesia (dormência ou formiguamento) e queimadura da pele.
9. Qual é a eficácia do procedimento de Radiofreqüência?
Dados de um estudo prospectivo multicêntrico mostraram taxa de oclusão da veia de 97,4% um ano após o tratamento.
10. O que acontece com a veia tratada deixado para trás na perna?
A veia torna-se simplesmente tecido fibroso após o tratamento. Ao longo do tempo, a veia vai gradualmente sendo incorporada em tecido circundante. Um estudo relatou que 89% das veias tratadas são indistinguíveis de outros tecidos do corpo, um ano após o procedimento de fechamento.
11. Qual a opinião dos pacientes que realizaram o procedimento de Radiofreqëncia para tratamento de varizes?
98% dos pacientes que se submeteram ao procedimento de radiofreqüência estão dispostos a recomendá-lo a um amigo ou membro da família com problemas semelhantes nas veias da perna.